segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Formas de registrar cálculos e técnicas operatórias

             Diferentes formas de registrar cálculos e técnicas operatórias


Para sair da forma tradicional do ensino da matemática é preciso que o professor estimule seus alunos a inventar e reinventar maneiras de solucionar problemas do dia a dia de forma diferente, fazendo com que eles usem sua criatividade.
Algumas ferramentas utilizadas, como os jogos e as brincadeiras, podem tornar as atividades muito mais prazerosas. 
Segundo a autora Kamil, a utilização dessas técnicas (como o uso do ábaco, material dourado e cubo mágico) são formas de fazer com que as crianças visualizem as questões, tornando-as mais concretas.
Para Isaac Asimov, a matemática é uma aprendizagem que acontece de forma simples e que está presente em nosso dia a dia. Onde? Na culinária, nos calendários, no dinheiro, em listas de compras, nas horas, na calculadora, entre outros.

A importância do cálculo mental para a construção do conceito de número


É  muito importante a estimulação dos alunos a usar a mente, mas não deixar de levar em conta que cada criança  tem uma necessidade diferente em cada disciplina.
Uma maneira de fazer com que as crianças resolvam as contas é propor confrontos com diferentes estratégias, fazendo assim com que elas se apropriem das que forem mais eficazes. Segundo Kamil, o erro é o caminho para o crescimento, estímulo para o raciocínio e o cálculo mental.
Um exemplo seria perguntar se os livros distribuídos daria para toda a turma, ou se o dinheiro é suficiente para o lanhe na cantina. O aluno que não conseguir criar uma estratégia de ação diante dos problemas, precisa ter o sistema de numeração trabalhado com o cálculo mental, não importa a série que ele está, mas quanto mais cedo começar o trabalho com cálculo mental, melhor será a compreensão das crianças sobre a constituição dos números e as operação dos jogos.

Bibliografia : http://revistaescola.abril.com.br/calculo-mental/

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