Para
sair da forma tradicional do ensino da matemática é preciso que o professor
estimule seus alunos a inventar e reinventar maneiras de solucionar problemas
do dia a dia de forma diferente, fazendo com que eles usem sua criatividade.
Algumas
ferramentas utilizadas, como os jogos e as brincadeiras, podem tornar as atividades
muito mais prazerosas.
Segundo a autora Kamil, a utilização dessas técnicas (como
o uso do ábaco, material dourado e cubo mágico) são formas de fazer com que as
crianças visualizem as questões, tornando-as mais concretas.
Para
Isaac Asimov, a matemática é uma aprendizagem que acontece de forma simples e
que está presente em nosso dia a dia. Onde? Na culinária, nos calendários, no dinheiro, em listas de compras, nas horas, na calculadora, entre outros.
A importância do cálculo mental
para a construção do conceito de número
É muito importante a estimulação dos alunos a
usar a mente, mas não deixar de levar em conta que cada criança tem uma necessidade diferente em cada
disciplina.
Uma
maneira de fazer com que as
crianças resolvam as contas é propor
confrontos com diferentes estratégias, fazendo assim com que elas se apropriem das
que forem mais eficazes. Segundo Kamil, o erro é o caminho para o
crescimento, estímulo para o raciocínio e o cálculo mental.
Um
exemplo seria perguntar se os livros distribuídos daria para toda a turma, ou se o
dinheiro é suficiente para o lanhe na cantina. O aluno que não conseguir criar
uma estratégia de ação diante dos
problemas, precisa ter o sistema de
numeração trabalhado com o cálculo mental, não importa a série que ele está, mas
quanto mais cedo começar o trabalho com cálculo mental, melhor será a
compreensão das crianças sobre a constituição dos números e as operação dos
jogos.
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