1° Passo
A construção conceitual das operações, no mínimo 20 situações matemáticas, são
utilizadas em nosso cotidiano.
Quando as crianças começam operar matematicamente?
Logo no 1° ano, por volta de cinco a seis anos, já vimos que nessa idade estão
construindo os conceitos numéricos e encontra- se no processo de quantidade.
Portanto, no 1.°semestre, é melhor que ênfase seja na numeração, na identificação das
quantidades e na sua relação com a escrita numérica.
No 2.° semestre do 1°ano as crianças provavelmente já completaram seis anos, então
elas podem iniciar um trabalho com situações matemáticas.
Você pode propor o jogo sem dar valor aos palitos, e os competidores contam quantos
palitos tiraram e somam a quantidade (alunos menores) ou pode definir com a sala os
valores dos palitos conforme suas cores. Os competidores tiram os palitos e somam sua
pontuação a partir do valor que a sala atribuiu a cada cor.
Faça a tabela no quadro conforme os valores que atribuíram a cada cor para que
consultem durante o jogo.
-Se quiser trabalhar com a subtração, estabeleça a penalidade de perda de pontos em
caso de mexer com os palitos ao retirá-los do monte ou quando alguém quebrar uma regra.
-Ao final do jogo, peça que os grupos construam uma tabela com os resultados do grupo e apresente para o professor.
1° Jogo
pega-varetas-428090.shtml - Acesso em 10/12/2010
A construção conceitual das operações são utilizadas no cotidiano e são no mínimo 20 situações matemáticas. São elas:
1 ) Data comemorativa
2 ) Horas
O dia é dividido em 24horas, por isso o relógio é dividido em 12horas. Ao longo do dia, os ponteiros relógio fazem duas voltas completas.
O dia é dividido em 24horas, por isso o relógio é dividido em 12horas. Ao longo do dia, os ponteiros relógio fazem duas voltas completas.
3) Dinheiro
Como falta um mês para a viagem, resolvi compartilhar com vocês alguns
detalhes técnicos que podem ajudar caso queiram viajar num futuro. Tenho um
planejamento aqui, mas conforme vocês demandarem, posso fazer posts sobre os assuntos.
E é claro que vou começar pelas partes mais obscuras e menos legais: dinheiro.
4) Telefone - discagem do número
5) CP CEP 86010-160 (LOCALIZAÇÃO DE ENDEREÇO)
6) Identificador único de pessoas - CPF (Cadastro de Pessoas Físicas)
7) Conta corrente
Com a conta corrente você pode fazer várias coisas, entre elas pode fazer empréstimos
ou mesmo financiar a sua casa própria, afinal a caixa é um banco que entende a sua
necessidade e quer realizar o seu sonho.
Além de oferecer os melhores empréstimos, a caixa também disponibiliza transferências
e muitos outros benefícios aos seus clientes.
8) Número de casas e de ruas
9) Agendamento Eletrônico
10) Cartões Bancários
O Carrefour é uma das redes de supermercados mais famosas existentes. Está presente no mundo
todo e foi fundada originalmente na Franca, em 1959. No Brasil, o Carrefour é a
segunda maior rede de supermercados, dando descontos e benefícios a seus clientes
conquistando cada vez mais espaço no país.
11) Fatura do cartão
Com isto, pequenas retiradas de dinheiro podem se
tornar imperceptíveis, principalmente àqueles que vivem no cheque especial ou os
que não costumam ter as contas organizadas em uma planilha de orçamento.
Fonte:http://tudosobreseguranca.com.br/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=237&Itemid=155
12) Fatura telefônica
13) Compras
O custo benefício deve ser visto: comprar aquilo vai deixar você mais feliz? Então se presenteie!
14) Pesar para controlar o peso
15) Ir à feira
16) Receita
17) Sapatos
Fonte:http://www.toquinhodegente.com.br/bebe-menino-1/calcados-bebe-menino/tenis-masculino-colorido.html
18 ) TICKET Alimentação
19) Lista de compras
20) Calculando
2° Passo
1°Atividades de ligar números - Matemática com Galinha Pintadinha Para Educação Infantil
O pintinho amarelinho está com muita fome, vamos ver quantos bichinhos (minhocas)
ele vai conseguir comer em cada quadro? Ligue a quantidade aos seus respectivos
números.
(Esta atividade auxilia a fixação da quantidade ao número e desenvolve também a
coordenação motora e autonomia, já que não tem pontinhos para ligar.)
ATIVIDADES COM CRIANÇAS NA ESCOLA UTILIZANDO NÚMEROS
Os números na infância
quantidades. À medida que a criança visualiza a quantidade de desenhos coloridos
respectivos aos números, ela começa a montar esquemas mentais, que lhes serão
indispensáveis no futuro.
Ainda que não consigam resolver as situações de imediato, ela vivencia o
contato com as figuras, apontando,contando e trocando diálogo com os amigos
de sala, promovendo uma interação espontânea entre eles. Também estabelecem
aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, pois, os
números estão presentes no cotidiano e serve para memorizar quantidades, para
identificar algo, antecipar resultados, como: contar, numerar e operar.
A inserção de atividades como esta, faz com que o aluno vivencie de forma
lúdica e prazerosa o contato com números, afastando a ideia de que matemática é
um conteúdo difícil de aprender e trabalhar, como apresenta o conceito de muitas
pessoas sobre esta disciplina.
Para Vygotsky,a criança começa em seu processo de desenvolvimento se
utilizando das mesmas formas de comportamentos que inicialmente outras pessoas
usaram em relação á ela.
REFERÊNCIAS
pega-varetas-428090.shtml - Acesso em 10/12/2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário