quinta-feira, 7 de novembro de 2013

A Construção Conceitual das Operações

1° Passo


A construção conceitual das operações, no mínimo 20 situações matemáticas, são 

utilizadas em nosso cotidiano.

Quando as crianças começam operar matematicamente?

Logo no 1° ano, por volta de cinco a seis anos, já vimos que nessa idade estão 

construindo os conceitos numéricos e encontra- se no processo de quantidade. 

Portanto, no 1.°semestre, é melhor que ênfase seja na numeração, na identificação das 

quantidades e na sua relação com a escrita numérica.

No 2.° semestre do 1°ano as crianças provavelmente já completaram seis anos, então

elas podem iniciar um trabalho com situações matemáticas.

Você pode propor o jogo sem dar valor aos palitos, e os competidores contam quantos 

palitos tiraram e somam a quantidade (alunos menores) ou pode definir com a sala os 

valores dos palitos conforme suas cores. Os competidores tiram os palitos e somam sua 

pontuação a partir do valor que a sala atribuiu a cada cor.

Faça a tabela no quadro conforme os valores que atribuíram a cada cor para que 

consultem durante o jogo. 

-Se quiser trabalhar com a subtração, estabeleça a penalidade de perda de pontos em 

caso de mexer com os palitos ao retirá-los do monte ou quando alguém quebrar uma regra. 

-Ao final do jogo, peça que os grupos construam uma tabela com os resultados do grupo e apresente para o professor.

1° Jogo

pega-varetas-428090.shtml - Acesso em 10/12/2010

A construção conceitual das operações são utilizadas no cotidiano e são no mínimo 20 situações matemáticas. São elas:

1 ) Data comemorativa




2 ) Horas

 O dia é dividido em 24horas, por isso o relógio é dividido em 12horas. Ao longo do dia, os ponteiros relógio fazem duas voltas completas.



3) Dinheiro 



Como falta um mês para a viagem, resolvi compartilhar com vocês alguns 
detalhes técnicos que podem ajudar caso queiram viajar num futuro. Tenho um 

planejamento aqui, mas conforme vocês demandarem, posso fazer posts sobre os assuntos.

E é claro que vou começar pelas partes mais obscuras e menos legais: dinheiro.

4) Telefone - discagem do número



5) CP CEP 86010-160 (LOCALIZAÇÃO DE ENDEREÇO)

6) Identificador único de pessoas - CPF (Cadastro de Pessoas Físicas)



7) Conta corrente


Com a conta corrente você pode fazer várias coisas, entre elas pode fazer empréstimos 

ou mesmo financiar a sua casa própria, afinal a caixa é um banco que entende a sua

necessidade e quer realizar o seu sonho.

Além de oferecer os melhores empréstimos, a caixa também disponibiliza transferências 

e muitos outros benefícios aos seus clientes.


8) Número de casas e de ruas


9) Agendamento Eletrônico



10) Cartões Bancários


O Carrefour é uma das redes de supermercados mais famosas existentes. Está presente no mundo 

todo e foi fundada originalmente na Franca, em 1959. No Brasil, o Carrefour é a 

segunda maior rede de supermercados, dando descontos e benefícios a seus clientes 

conquistando cada vez mais espaço no país.



11) Fatura do cartão


Com isto, pequenas retiradas de dinheiro podem se 

tornar imperceptíveis, principalmente àqueles que vivem no cheque especial ou os 

que não costumam ter as contas organizadas em uma planilha de orçamento.




 12) Fatura telefônica




13) Compras


O custo benefício deve ser visto: comprar aquilo vai deixar você mais feliz? Então se presenteie!

14) Pesar para controlar o peso



15) Ir à feira


16) Receita


17) Sapatos

18 ) TICKET Alimentação




19) Lista de compras



20) Calculando



2° Passo

1°Atividades de ligar números - Matemática com Galinha Pintadinha Para Educação Infantil

O pintinho amarelinho está com muita fome, vamos ver quantos bichinhos (minhocas) 

ele vai conseguir comer em cada quadro? Ligue a quantidade aos seus respectivos 
números.

(Esta atividade auxilia a fixação da quantidade ao número e desenvolve também a 

coordenação motora e autonomia, já que não tem pontinhos para ligar.)








ATIVIDADES COM CRIANÇAS NA ESCOLA UTILIZANDO NÚMEROS




 Os números na infância

A proposta desta atividade é apresentar às crianças a noção de números e

quantidades. À medida que a criança visualiza a quantidade de desenhos coloridos

respectivos aos números, ela começa a montar esquemas mentais, que lhes serão

indispensáveis no futuro.

Ainda que não consigam resolver as situações de imediato, ela vivencia o

contato com as figuras, apontando,contando e trocando diálogo com os amigos

de sala, promovendo uma interação espontânea entre eles. Também estabelecem

aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, pois, os

números estão presentes no cotidiano e serve para memorizar quantidades, para

identificar algo, antecipar resultados, como: contar, numerar e operar.

A inserção de atividades como esta, faz com que o aluno vivencie de forma

lúdica e prazerosa o contato com números, afastando a ideia de que matemática é

um conteúdo difícil de aprender e trabalhar, como apresenta o conceito de muitas

pessoas sobre esta disciplina.

Para Vygotsky,a criança começa em seu processo de desenvolvimento se

utilizando das mesmas formas de comportamentos que inicialmente outras pessoas

usaram em relação á ela.


REFERÊNCIAS

pega-varetas-428090.shtml - Acesso em 10/12/2010.


























Nenhum comentário:

Postar um comentário