segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Apresentação para o 5º ano A
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA


Baseado no Manual para uso do ábaco Japonês
http://es.geotices.com/abacosoroban





Contar sem saber contar

Nesse tipo de contagem se faz a chamada contabilidade silenciosa: correspondência  um a um dos objetos com quaisquer  demarcadores, por exemplo, os dedos das mãos. Isto é o que ocorre quando uma criança corresponde uma a uma pessoas com os pratos que lhe foram solicitados para pôr  à mesa, quando corresponde uma a uma tampinhas e garrafas.
Em todas estas situações ela estará realizando uma contagem elementar denominada também de correspondência termo a termo.
Fazer esta correspondência é importante para o princípio da contagem, mas nem por isto  pode ser considerada uma contagem legítima com a necessária abstração.
Isto significa que muito antes da humanidade criar seus inúmeros sistemas de numeração ela contava visualmente.
Os contadores mecânicos são milenares. Há registros de sua existência muito antes da era cristã, todavia pode ser afirmada que os ábacos modernos são aparentados do cálculo com pedras, que por sua vez originaram-se de período remoto, no qual o ser humano contava sem saber contar (IFRAH,1989).
Os ábacos mantêm o princípio da ideia de agrupar quantidade em base pré- combinadas e trocá-las, que é o princípio da contagem valor posicional, tanto da base dez como quaisquer outras bases.


 Hoje nós vamos  ver vários tipos de ábacos:

   




Houve uma porção de adaptações, sobretudo orientais, a este modelo original.
Há, no entanto, uma reticência na história quando se pensa no por que dos povos ocidentais da Idade Média - herdeiros diretos da civilização Roma na preferido as antigas tábuas de cálculo do tipo mesa aos chamados ábacos de bolso, similares aos modernos sorobans. Autores dizem que não há como saber. Ao que tudo indica esta prática desapareceu antes ainda da queda do Império Romano. 
Parece que foi exatamente neste ponto que começou a briga histórica entre abacistas e algoristas no mundo Ocidental. As tábuas de contar não eram realmente práticas como os ábacos de bolso e por isso desapareceram mediante a adoção dos cálculos escritos com algarismos que surgiram logo a seguir.


COMO CONSTRUIR UM ÁBACO COM MATERIAIS ALTERNATIVOS


   Ábaco I - com Caixa de sapato

Material usado:
Caixa de sapato
Palitos de churrasco
Pedaço de mangueira 

Utilize a mangueira para construir as peças do seu ábaco, cortando-as em pedaços pequenos de mesmo tamanho.

Fixe os palitos de madeira na caixa de sapato,ou de outro material, de modo que eles fiquem de pé e possam posteriormente sustentar os pedaços de mangueira.

Feito isso o seu ábaco aberto está pronto.

Agora você só precisa deixá-lo com um boa aparência da forma que achar melhor.



   Ábaco II - com Cartolinas



Material usado:
Cartolinas coloridas
Chapas de E.V.A.
Cola




   Ábaco III - com Caixa de ovos


Material usado:
Caixa de ovos
Grãos de Feijão
Tesoura



Os japoneses costumam nomear as contas da parte superior como conta do céu e as da parte inferior como conta da terra.
As colunas são lidas normalmente da direita para a esquerda, sendo que a primeira é a coluna das unidades, a segunda coluna das decimais, a terceira, das centenas e assim por diante. A máquina estará zerada quando nenhuma conta esteja encontrada na divisória entre o céu e a terra (Chão).



O ábaco padrão pode ser utilizado para realizar contas de adição, subtração multiplicação, divisão e também pode ser utilizado por extrair raízes quadradas ou cúbicas.
O ábaco típico pode ser construído com diversos materiais e  ainda ter tamanhos variados.
Consiste de um bastidor, divido em duas partes, uma superior e outra inferior, com uma divisória separando-as de raios (fios) passando de uma parte para a outra, onde são colocadas as contas.
Atualmente os ábacos japoneses (soroban) têm uma conta na parte superior e quatro na parte inferior.
O ábaco é preparado colocando-o sobre uma superfície plana e deslocando-se todas as contas para a parte inferior ou superior do bastidor. As contas são manipuladas com o indicador ou polegar.

Valor das contas


Cada conta da parte superior tem um valor de 5 e cada conta da parte inferior um valor de unidade relativa. As contas são consideradas em direção à parte do meio, da divisória do bastidor.

Contagem:
Após  deslocarmos (contagem) de 4 contas de deck inferior (terra), o cinco será representado pelo deslocamento da conta que está na parte superior (céu).
Quando naquela carreira (das unidades, das dezenas das centenas), estiverem todas as contas deslocadas em direção ao centro, desloca-se uma conta da carreira imediatamente à esquerda.
A coluna mais à direita é a coluna das unidades e normalmente deve ser colocada nas marcas pontuais dos bastidores, pois sendo assim as colunas que ficarem mais  à direita serão das casas decimais.

Técnica de deslocamento das contas





Ilustrações de Ábaco





    Ilustrações para Manual Proprietário do Ábaco Construtora 




    Outras ilustrações para Manual da Ábaco construtor







    http://www.designup.pro.br/pro/fransua




Um comentário: